Terapia Nutricional Imunomoduladora, quando e como iniciar?
A TN imunomoduladora consiste em uma dieta (Oral, enteral e parenteral), composta de nutrientes que proporcionam a restauração e manutenção da resposta imunológica. É indicada principalmente para pacientes desnutridos, oncológicos, pré e pós-operatório de cirurgias de médio e grande porte.
Para obter a denominação de imunomoduladora, a dieta precisa conter em sua composição, um ou mais nutrientes específicos em quantidade maior que a dieta padrão. Dentre os principais nutrientes imunomoduladores, destacam-se a arginina, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes como vitamina C, nucleotídeos, micronutrientes e glutamina.
diretrizes internacionais Americana (ASPEN) e Europeia (ESPEN), recomendam que a imunonutrição deve ser oferecida por 5 a 7 dias no pré operatório, desnutridos ou não que passarão por cirurgias e continuar o uso por mais 5 a 7 dias no pós operatório.
Um estudo de Silva, et. al. 2022, que avaliou 11 trabalhos científicos de desfechos clínicos de pacientes oncológicos que receberam terapia nutricional imunomoduladora no perioperatório de cirurgia gastrintestinal, mostraram que a oferta de fórmulas imunomoduladoras por via oral ou enteral para pacientes oncológicos trouxeram benefícios, reduzindo complicações como infecções e tempo de internação, proporcionando melhores resultados no nível de albumina assim como em relação à função imunológica, elevando a qualidade de vida dos pacientes.