Nutrição

Nutrição


A nutrição desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e no funcionamento adequado do organismo. Ela fornece os nutrientes essenciais necessários para o crescimento, desenvolvimento, reparo celular e funcionamento dos sistemas do corpo.

Uma alimentação equilibrada e adequada é crucial para manter um sistema imunológico saudável, regular processos metabólicos, promover a saúde cardiovascular, melhorar a saúde mental e prevenir uma série de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças card’iovasculares.

Existem três formas principais de terapia nutricional: Oral, Enteral e Parenteral. Cada uma delas é aplicada em diferentes situações clínicas e se destina a atender às necessidades nutricionais dos pacientes de maneira individualizada.

1 – Terapia Nutricional Oral: A terapia nutricional oral envolve a ingestão de nutrientes através da boca, por meio da alimentação cotidiana ou acrescida de suplementação. Ela é a abordagem preferencial sempre que possível, pois mantém o contato com os alimentos e promove uma experiência sensorial completa. Essa forma de terapia é indicada para pacientes que conseguem comer e beber de maneira adequada, mas que podem precisar de suplementos nutricionais para garantir a ingestão suficiente de certos nutrientes, especialmente em casos de desnutrição, perda de peso involuntária, pré e pós cirurgia, doenças neurologias ou recuperação após doenças.

2 – Terapia Nutricional Enteral: A terapia nutricional enteral envolve a administração de nutrientes diretamente no trato gastrointestinal, geralmente através de tubos inseridos no estômago ou intestino delgado (Sonda Nasogástrica ou Nasoentérica, Gastrostomia ou Jejunoostomia). Essa abordagem é usada quando o paciente não pode ingerir alimentos via oral de forma adequada ou deficiente, mas que ainda possui função gastrointestinal preservada. Pode ser indicada por exemplo em casos de distúrbios de deglutição como disfagia, baixa ingestão oral, incapacidade de comer devido a cirurgias ou doenças graves, como câncer ou doenças neurológicas.

3 – Terapia Nutricional Parenteral: A terapia nutricional parenteral envolve a administração de nutrientes diretamente na corrente sanguínea, através de um acesso central, resguardando o uso do trato gastrointestinal. É usada quando o trato gastrointestinal não é funcional ou não pode ser usado de forma segura, como em casos de obstrução intestinal, pancreatite grave ou síndrome do intestino curto. Essa forma de terapia é mais complexa e invasiva, geralmente requerendo acesso a uma veia central, como a veia jugular ou subclávia e feita predominantemente dentro do ambiente hospitalar.

A equipe de Nutrição é formada por Nutricionistas e Nutrólogos. O nutricionista desempenha um papel fundamental, pois faz a avaliação do estado nutricional do paciente, além de avaliar suas necessidades e os riscos aos quais ele está exposto. Por isso, esse profissional acompanha de perto e de forma permanente a evolução do quadro, e faz as reavaliações para eventuais ajustes. Os Nutrólogos têm uma abordagem médica voltada para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas à nutrição e ao metabolismo, além de fornecer orientações sobre nutrição e saúde em geral.

Em suma, a nutrição desempenha um papel crucial na manutenção da saúde e no tratamento de doenças. Sem dúvida, a abordagem correta de terapia nutricional com profissionais qualificados e comprometidos podem impactar qualidade de vida e no prognóstico dos pacientes.

Falar com atendente
1
💬 Posso ajudar?
Olá, seja bem vindo a Amapá Nutri!
Clique no botão "Falar com atendente" e nos mande uma menagem.