A importância da Nutrição Hospitalar

  • Home
  • A importância da Nutrição Hospitalar

A importância da Nutrição Hospitalar

Você sabe o que é terapia nutricional e como ela funciona dentro de um ambiente hospitalar? Qual é a sua importância no tratamento do paciente? Continue a leitura desse post e entenda mais sobre o assunto!

A nutrição representa uma das áreas mais importantes para saúde e bem-estar das pessoas, desde o nascimento até a velhice. Não diferente no ambiente hospitalar a terapia nutricional estabelece fator determinante na melhora clínica do paciente, através de estratégias clinicas que possam melhorar o estado de doença, acelerar o processo de recuperação e assegurar melhor conforto durante a internação. Sabe-se que a desnutrição hospitalar é fator crítico para piora no desfecho clinico e aumento da mortalidade, por agravar as complicações, além de aumentar consideravelmente os custos da internação.

Diante de tudo que falamos até aqui, você consegue identificar quais os objetivos e profissionais envolvidos em todo esse processo?

 

O que é a Terapia Nutricional:

 

A Terapia Nutricional consiste em um conjunto de ações terapêuticas estabelecidas por uma equipe multiprofissional, com o objetivo de manter ou recuperar o estado nutricional do paciente internado por meio da nutrição. A estratégia terapêutica e baseada na individualidade de cada paciente, com suas respectivas necessidades nutricionais e seu estado clinico. Esse processo pode ocorrer de diferentes formas, via Oral, Enteral ou Parenteral.

 

Etapas da Terapia Nutricional:

 

A terapia nutricional está em envolvidas em vários processos que vão desde a admissão do paciente até a sua alta. Todas as etapas envolvidas nesse processo devem ser baseadas em recomendações cientificas. Atualmente sequenciamos 5 etapas da TN, são elas:

 

· Triagem nutricional —como principal objetivo identificar fatores de risco para desnutrição, possibilitando intervenção nutricional precoce e melhor alocação de recursos;

· Avaliação nutricional — quantificar o problema do paciente;

· Cálculo nutricional — estabelecer as necessidades nutricionais. Para o cálculo das necessidades nutricionais, é preciso considerar a idade, o estado nutricional do indivíduo, a enfermidade de base e o estado metabólico, assim como os sintomas presentes;

· Indicação da Terapia Nutricional — definir o tipo de terapia, se enteral ou parenteral ou suplementação oral;

· Acompanhamento e monitoramento nutricional — observar a evolução do quadro do paciente e assisti-lo;

 

Quais são as vias de administração da TN do paciente hospitalizado?

 

Nutrição Enteral (NE): A nutrição enteral é uma forma de almentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca). A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado, por gastrostomia ou jejunostomia. Nesse caso, os alimentos estão na forma líquida ou em pó e têm o mesmo valor nutricional que você obteria pelo consumo de alimentos, e também são digeridos da mesma maneira, contendo tudo que você necessita diariamente, incluindo carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas, minerais e água.

 

Nutrição Parenteral (NPT): solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

 

Nutrição Oral especializada NOE): dietas acrescidas de suplementos, ou suplementos de dietas enterais administrados por via oral associados à alimentação diária.

 

Qual é a importância da Terapia Nutricional e seus objetivos principais:

 

Manter e/ou recuperar o estado nutricional do paciente, combatendo combate à desnutrição, mantendo a integridade do tecido corporal e os níveis de proteínas adequados e demais macronutrientes e evitar a deficiência de micronutrientes. Dentre seus principais objetivos destacamos:

·  Prevenir e combater a desnutrição;

·  Melhorar o sistema imunológico e a resposta cicatricial;

·  Coordenar a resposta orgânica ao tratamento cirúrgico e clínico;

·  Prevenir e tratar as complicações infecciosas;

·  Reduzir a mortalidade;

·  Diminuir o tempo de internação hospitalar;

·  Minimizar os custos hospitalares;

·  Melhorar a qualidade de vida da pessoa internada.

 

Quais profissionais estão envolvidos na Terapia Nutricional?

 

A TN é um procedimento complexo que deve ser executada por uma equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), sendo um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional-TN;

 

Médico

Indicar, prescrever e acompanhar os pacientes submetidos à TN. 

 

Enfermeiro

enfermeiro é um protagonista terapêutico e educativo, pois é responsável por coordenar todos os procedimentos da terapia, assim como a administração, volume da dieta e todos os cuidados de enfermagem relacionados. Além disso, orienta a equipe e comunica sobre o estado global do paciente.

 

Nutricionista

nutricionista desempenha um papel central, pois faz a avaliação do estado nutricional do paciente, além de suas carências e os riscos aos quais ele está exposto. Por isso, esse profissional acompanha de perto a evolução do quadro e faz as reavaliações para eventuais ajustes, além de realizar todas a operações inerentes à prescrição dietética.

 

Farmacêutico

O farmacêutico é fundamental para o tratamento, pois é o profissional mais qualificado para assegurar a melhor seleção, assim como a armazenagem e distribuição dos fármacos prescritos na fórmula, além da produção da NPT, avalia se a prescrição é apropriada quanto à concentração, dosagem e compatibilidade físico-química dos nutrientes.

OBS: O Ministério da Saúde recomenda que fonoaudiólogos auxiliem a EMTN nas questões que envolvem dificuldades orofaríngeas, e que assistentes sociais orientem os pacientes e familiares.

 

Quais são os benefícios da terapia nutricional para paciente hospitalizado?

 

Como foi largamente descrito, o uso da TN no ambiente hospitalar traz uma série de benefícios, tanto para o internado quanto para a instituição hospitalar. Ou seja, para o paciente, além das melhorias no seu estado clínico, há ganho econômico, já que há uma diminuição no tempo de internação. Além disso, para a instituição hospitalar, existem diversas vantagens em ter uma EMTN que podem ser mensuradas nos aspectos clínicos, dentre elas a melhora do paciente, a redução do tempo de internação e a prevenção de complicações. Na visão gerencial, é possível ter mais produtividade nos serviços, queda na taxa de ocupação, redução de glosas e desperdícios, além de mais sustentabilidade da empresa. Em resumo, a Terapia Nutricional de qualidade é sinônimo de recuperação clínica a baixos custos.

Amapá Nutri

Falar com atendente
1
💬 Posso ajudar?
Olá, seja bem vindo a Amapá Nutri!
Clique no botão "Falar com atendente" e nos mande uma menagem.